sábado, 2 de abril de 2011


Esta noite, como esperado, o Cristo-Rei iluminou-se de azul. Pretendeu-se alertar consciencias, sensibilizar a sociedade para a realidade de uma perturbação... D E S C O N C E R T A N T E.
Autismo - talvez a mais enigmática de todas as perturbações do neuro-desenvolvimento.
É uma condição que perdura sem hipótese de cura, ao longo de toda a vida e que carrega consigo o paradigma da mente (quase) nos antípodas do comum.
Alguns:
- Podem não falar nunca, podem não olhar nunca, podem não beijar nunca...
Ou podem querer fazê-lo e não conseguir nunca!
Outros fazem-no, aprendem, mas necessitam ajuda e fá-lo-ão sempre de forma peculiar... diferente.
Para as familias - mais para umas do que para outras (penso que consoante a gravidade) - cortam-se abrupta e radicalmente os projectos de vida mais banais e caiem por terra as mais básicas aspirações para o futuro. É uma alteração de caminho na ordem dos 360 graus, sem preparação nem aviso prévio!
Inicia-se um violentíssimo caminho, que tem tanto de duro como de desconhecido. Um caminho onde impera a dúvida, a descriminação, a indiferença, o afastamento... Uma dor imensa!
Ontem, perante a imponência do nosso Cristo-Rei em tons de azul, senti-me agradecida pela conquista, e orgulhosa por saber que têve origem na luta de tantos pais "especiais" e na vontade de outros que mesmo não o sendo, estão connosco, são sensíveis à situação e respeitam-na facilitando-nos um pouco mais o caminho.
Ao mesmo tempo, enquanto o carro seguia na ponte e o azul ficava mais próximo, o meu coração apertou-se... Senti que naquela luz imensa, assenta um sofrimento sem igual, que conheço bem e que continuo a conhecer no rosto das inúmeras familias com que me vou deparando por aí. Aos meus olhos, sobressaíam os nome de tantos meninos que não esqueço: O Miguel, O Tomás, O Guilherme, O Afonso, O Pedro, O Bruno, o João, O Luis, O Sandro, O António, O Francisco, O André, O Bernardo, O Martin, O Vasco... e tantos outros! O meu pensamento estava com todos e com as suas familias que tanto admiro - expressões quase sempre demasiado cansadas e sofridas, mas firmemente de pé! O meu desejo é que continuem a lutar com a mesma coragem, que continuem a traçar metas e a ter sonhos (mesmo que diferentes), que continuem a viver cada dia - um dia de cada vez - como desde logo somos forçados a aprender. Respeito-vos profunda e abnegadamente, exactamente como me respeito a mim mesma por ter conhecido capacidades que ignorava.
Vestido hoje numa cor diferente, o Cristo-Rei foi ficando para trás e eu sem querer emocioneí-me... as lágrimas insistiram em cair perante toda aquela luz azul, que me pareceu, poucos terem percebido.

9 comentários:

MC disse...

Venho deixar um abraço aos 3.

Só isso!

;)

Anónimo disse...

Principalmente, hoje, quero deixar-lhe um grande ABRAÇO.

samnio disse...

Atena, para si e para todas as famílias, dos meninos que citou, muita força, atitude, garra. Vocês são os heróis que o país não vê, mas que existem.
um abraço amigo.

Sandra disse...

Um abraço para o Vasco, para ti, para o Miguel, para todos esses meninos e seus pais, para todos os outros!

su disse...

nem sei muito bem o que dizer perante o que li. um nó no estômago, na garganta e uma lágrima. o caminho tendes feito é tão árduo... um desafio, todos os dias, todas as horas, cada minuto, em cada segundo... só podes ter muita força e, por essa força, se saúdo, querida. fica um beijinho para ti, para o vasco e para toda a família.

Mina disse...

Só peço que depois do Azul, venham outras conquistas, as efectivas as da compreensão...
E mais não consigo transmitir , tu já disseste tudo...
bjinhos e bem hajam

Vanessa disse...

No dia 2 Abril vestimos azul, um azul escuro das t-shirts da Associação Escoteiros de Portugal.Passeamos por Belém, saltamos,corremos,brincamos e cantamos, o nosso Chinchila/Vasco estava feliz, integrado com a sua/nossa Alcateia.
Vimos as Estrelas e foi fantástico!
neste dia de consciencialização pelo Autismo provamos mais uma vez que tudo é possivel,basta querermos! afinal todos somos especiais à nossa maneira!
Um beijinho gigante! Vanessa/Áquelá

Ana Martins disse...

quero dar-te uma foto .... para colorires este post. desta vez do cristo-rei, não a do cristo-redentor :-)

abraço querida amiga!!!

Homesick Green Alien disse...

Apesar de estar longe de Lx e Porto, a mim não me passou ao lado.

Atena, continue com a consciencialização que faz sobre o autismo... todos os dias. Este blogue é um grande contributo.

 
Web Statistics