sexta-feira, 20 de agosto de 2010

INSISTIR, PERSISTIR E NUNCA DESISTIR

Hoje foi dia de cinema com o Vasco. TOY STORY 3 - os bonecos protagonistas desta história têm-lhe chamado à atenção desde que os viu numa apresentação, e eu logo "aproveiteí" o seu interesse para magicar uma nova ida ao cinema. Foi a segunda vez que o leveí comigo, (sendo que já havia ido uma vez com a escola). A expectativa é a de que a sétima arte lhe seja cada vez mais agradável, procurando que dessas experiências, ele possa retirar mais aprendizagens e bons momentos de prazer. Percebo que todo aquele ambiente cinematográfico lhe agrada: as imagens, o entusiasmo das outras crianças presentes (hoje, por sinal muitas), televisões por todo o lado, pipocas a rodos e copos gigantes de COCA-COLAAAA! O filme também tinha versão em 3D e desta vez não perdi a oportunidade... quis experimentar com o Vasco os óculos "mágicos" que proporcionam visões alucinantes. São muitos ingredientes apelativos para que as coisas evoluam bem. E realmente assim foi... Desta vez ainda correu melhor! Apesar dos quase 30 minutos de outras apresentações e anúncios publicitários - que quase faziam cair o momento em aborrecimento (dada a espera) - finalmente lá surgiram os bonecos do Toy Story que tanto o têm fascinado ultimamente... Não consigo aqui expressar a sua alegria perante as imagens dos seus ídolos - ainda por cima em 3D - mas garanto que foi imensa e pegou-se a mim como super cola 3! Dáva gosto vê-lo rir, olhar para as outras crianças verificando se partilhavam a sua alegria, e claro, se tinham colocados os óculos.
Chegou o intervalo e penseí que tal como no filme do Shrek, provavelmente ele não iria querer voltar para a segunda parte... Enganeí-me. Quis apenas ir buscar um pacote de pipocas, tirar umas fotos e voltar para a sala.É verdade que na segunda parte, as pipocas também foram importantes para que se mantivesse o seu interesse em permanecer na sala. Perguntava-lhe várias vezes se queria ir embora, disse-me sempre que não, mas à medida que o tempo ia passando a sua excitação aumentava levando-o, de vez em quando aos seus habituais saltitos de satisfação e a dar um ou outro grito mais sonoro (ainda que abafado pelo estridente som do filme. Finalmente também desistiu dos óculos pendurados no nariz e já não era fácil, mante-lo sentado na cadeira. Nada que me tivesse parecido muito mal, sobretudo porque verifiqueí que o comportamento de todas as outras crianças também se havia já alterado um pouco mais, com o tempo (já andavam alguns levantados na sala, manifestando uma efusividade perfeitamente alheia ao autismo, em alguns, mais evidente até que a do Vasco).
"Fechadas as cortinas", saímos e eu senti uma espécie de saborosa vitória. Uma tarde de mãe e filho no cinema... o meu príncipe estava radiante e tinha-se portado como um homem! Na minha mente passava como um flash a frase - Insistir, persistir e nunca desistir é o lema, e se por vezes o temos de fazer umas frustradas 20 vezes ou mais, noutras a coisa corre bem à terceira!
Pode até ser que nem venha a gostar muito de cinema, (nem todas as pessoas gostam), mas pelo menos já experimentou, conhece, e poderá fazer as suas opções em consciencia de acordo com as suas preferências. A mãe Cristina, estará aqui para o acompanhar, incentivar e mostrar as coisas interessantes da vida - muitas vezes tão pequenas para alguns - mas tão significativamente importantes para nós aqui por casa!

Para terminar, não poderíamos sair do Shopping sem "picar o ponto" na Worten... Já se sabe que o Vasco e a tecnologia (aparelhos, electrodomésticos e afins), são como "unha e carne". E lá fui com gosto, porque é mesmo uma alegria estar com um filho, e poder sentir a sua felicidade!

3 comentários:

Dulce Bregas disse...

Quando fui com os miúdos ver este filme não teve intervalo,o que achei óptimo!
Claro está que os óculos se mantiveram na cara enquanto as mãos dele estavam enfiadas no balde gigante de pipocas,quando elas acabaram...tirou-os...mas foi muito bom,ainda hoje ele fala do filme,depois comprei-lhe o livro do filme,com as imagens reais...bem,andou dias e dias com o livro na mão!Que bom que são estes momentos!Beijinhos!

Mina disse...

É o lema nunca desistir...
E assim se veêm os resultados!...
Nas fotos até parece um protagonista do filme...
Bjocas aos três

Sandra disse...

Benvinda... tinha saudades... imaginava-vos de férias (e portanto estás desculpada...lol) e já vi que foram retemperadoras. Antes de mais nada, uma palavra para as fotos do Vasco nas férias: lindas e comoventes as fotos com os avós que o adoram tanto tanto que se vê só assim. O orgulho no netinho!

Já vi que gostou e se entusiasmou com o Toy Story. Tmb é estimulante para ti ver tão grande evolução. Aumenta certamente a tua "resistência" e faz valer o teu lema "insistir, persisitir e nunca desistir" (é isso aí!)

Continuação de boas férias para vcs.
Beijo grd

 
Web Statistics