sábado, 30 de outubro de 2010

ESCOTEIROS (Continuação)


... Quase uma hora da manhã e ainda não se dorme cá por casa. Os telemóveis estão à mão e o pensamento voa, tentando imaginar como terá adormecido o nosso menino, sem os nossos abraços, sem os beijos e as conversas de final de dia. Mas a verdade é que o telemóvel não tocou, o que quer dizer que ele adormeceu bem, sem nós.
Estamos apenas os 2 - o Vasco foi passar a noite no "abrigo" dos escoteiros, com os companheiros do seu grupo!
Ia carregado: saco cama; 1 muda de roupa; meias, boxers, alimentos para o pequeno almoço e ... um dos seus panos (tipo fralda) para aconchegar à cara antes de adormecer. Não há noite que passe sem este elemento, pelo que o coloqueí na sua mochila, mesmo sem que fizesse parte da lista de coisas a preparar. (Coisas de mãe - podia fazer-lhe falta caso se sentisse mais inseguro).
Ficou, por entre risos e brincadeiras, com os outros meninos e por momentos senti que levitámos... Antes, observeí como se divertiam juntos, como corriam para se esconder no jogo das escondidas, como se colavam uns aos outros no jogo da cobra pegajosa, e como formavam filas alinhadas, perante o olhar atento da chefe do grupo, que os dirigia como numa pequena orquestra - Formatura executada com sucesso. E o nosso menino estava lá!
Deixamos o local com a certeza de que se iam divertir muito e com o peito cheio de alegria e esperança, porque afinal de contas as portas se vão abrindo lentamente. Este pequeno acontecimento, tem a dimensão de uma vitória tremenda para nós, que não seria possivel sem que do outro lado houvesse vontade...
São estas as oportunidades porque luto, mas ninguém pode lutar de portas fechadas! Por isso, e pelo que significa esta noite, o meu eterno e profundo agradecimento ao Grupo de Escoteiros de Vialonga, às chefes da Alcateia, aos meninos que integram o grupo e seus pais.

17 comentários:

Em Busca de um Anjo disse...

Amiga, que grande conquista!!!E uma noite só para vocês também é mt bom... O nosso emnino está a crescer e a tornar-se um Homem:))
Beijocas

filipa disse...

a independencia ja começa cedo, ke lindo....olha ele podia apanhar o aviao pas ferias de natal......nAO SEI!!!! DIGO EU .Tou com saudades.....vir com a minha mae.....depois falamos...

Rosa Carioca disse...

Ena, ena! Que grande passo! Dormir fora de casa!
Pois muito bem! Aproveitem (ao dobro): por ele e por vocês!

Mina disse...

Estou muito feliz com os enormes progressos do Vasco...
Espero que tenha sido uma noite bem passada, os primeiros passos estão dados.
Os pais decerto não dormiram, na próxima se tudo correu bem ficaram mais tranquilos...
Mas foi concerteza uma grande experiência para o Vasco e para esse grupo de escuteiros...
E mesmo estando em pausa não podia deixar de vos vir dar esta forçinha...
bjinhos

su disse...

agora, resta à mamã, deixar o seu passarinho voar... deve ser difícil [mesmo, eu nem imagino...] mas, está na hora. e que felicidade saber que este menino está tão bem!!! integrado num GRUPO que olha PARA ele e POR ele... fico tão feliz por todos vocês, querida amiga. mesmo.

bjinho terno Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Unknown disse...

O nosso Vasco foi passar o fim de semana fora!...
Mais uma vitória no vosso caminho e no dele!
Este passo de gigante merece ser comemorado com alegria. Como esta que eu sinto só de imaginar o nosso menino no meio do seu grupo de lobitos. Até dá arrepios...de emoção, claro! Beijiiiinhos para O Vasco e pais

Atena disse...

Querida amiga Fátima (em busca de um anjo)
A noite teve mesmo sabor a conquista... Mas ficamos por casa, pensando no Vasco a cada segundo. No dia seguinte estava radiante e falou todo o dia nos escoteiro, nos colegas do grupo, nas canções que aprendeu, enfim, a experiencia foi mais que positiva!

Atena disse...

Querida Filipa,
Apanhar o avião... quem sabe um dia! Por agora ainda é um "voo" muito alto, que não podemos dar. Iremos os 3 em breve ver-vos até Londres, mas juntinhos, acho que vai ser uma festa (Mais perto da Primavera)! Também será uma novidade para o Vasco, andar de avião. Saudades tb temos muitas, mas sabemos que estão todos bem, é o que mais conta. Abraço apertado para todos

Atena disse...

Querida Rosa Carioca,
Foi mesmo um grande passo. O Vasco já tinha dormido fora de casa, mas apenas com os avós, com a prima Sara ou coma Tia Rosa - pessoas que lhe são familiares e que ele adora mesmo muito! Mas dormir com pessoas que conhece há 1 mes, num local tão diferente, foi uma "aventura"... No fim revelou-se algo tão natural como qualquer outra coisa - todos se divertiram muito, cantaram, dormiram, e conviveram naturalmente. Estamos muito felizes quer pelo nosso filho que adorou a noite, quer pelas pessoas e crianças que nos permitiram esta experiencia!

Atena disse...

Querida Mina,
A noite correu muito bem. A Chefe do grupo, disse-nos que se divertiram muito e que o Vasco esteve tão bem, quanto todos os outros meninos. É tão bom ouvir isto... tão incrivelmente bom, Mina! Obrigada por teres vindo até aqui com as tuas palavras amigas. Espero que as coisas estejam a correr bem com o Bruno. Grande beijinho para voces!

Atena disse...

Querida caminhante,
Não é fácil deixar-mos os nossos passarinhos voarem, mesmo quando eles têm as suas duas asas em pleno... Quando as coisas são diferentes, o receio é muito maior, mas mesmo assim, nós tentamos dar-lhe meios e liberdade para que voe sempre tanto quando conseguir. Quem nos dera que a sociedade nunca nos colocasse entraves, nem fechasse as portas, como acontece algumas vezes, e nos deixasse ter ao menos a oportunidade de voar como sabemos. Desta vez deixaram, e correu muito bem!
Grande beijinho amiga

Atena disse...

Querida Fátima,
Uma vitória nossa, sua também... Daqueles que tanto têm contribuído para o melhor desenvolvimento possivel do Vasco, com tanto que lhe dão. É tudo junto que faz o caminho ser o mais vitorioso possivel. Temos ainda muito mais caminho pela frente, e eu acredito que muito serão vitórias, que juntas também iremos saborear! Grande beijinho

Sandra disse...

UAU! Mais uma grande noticia... espero que, mesmo que sempre com ele no pensamento, tenham aproveitado para namorar mt. Imagino a vossa felicidade com mais este passo! Deve ser transbordante! Bem hajam os escuteiros de Vialonga... se houvesse mais gente com esta abertura fantástica teriamos um mundo melhor!

(obg pelas tuas palavras... souberam bem... é uma fase dificil... penosa... mas acima de tudo a minha familia tem saúde)

Um beijo mt grd

Unknown disse...

Estou tão feliz!
Beijinhos e um abraço forte desta amiga que nunca vos esquece.Grande Vasco...e
isso sim é um verdadeiro grupo de escuteiros,já sou fã,pra quando a visita do meu menino?...Também queremos uma noitada romantica ;-)

Isabel Santos disse...

CRISTINA E MIGUEL
QUE BOM,ESTOU EMOCIONADA COM A NOTICIA,SÓ AGORA DEPOIS DE TE MANDAR SMS VIM LER AS NOVIDADES,VOCES SÃO UNS PAIS 5* QUE SE SOUBERAM RODEAR DE PESSOAS 5* TAMBÉM,REALMENTE A FORÇA DOS PAIS ESTÁ NA INTERAJUDA COM A FAMILIA,AMIGOS,TÉCNICOS.
ESTÃO DE PARABÉNS E CADA VEZ MAIS AGRADEÇO A DEUS POR NOS TERMOS CRUZADO UM DIA E FAZEREM PARTE DA NOSSA VIDA.
NÃO PRECISAMOS DE NOS VER TODOS OS DIAS,DE TELEFONAR,BASTA SABER QUE EU ESTOU AQUI E TU AÍ,SABENDO QUE CADA UM DE NÓS ESTARÁ DISPONÍVEL PARA AJUDAR O OUTRO.
OLHA O ALEXANDRE ACABOU DE CHEGAR DO PORTO , DEI-LHE A NOVIDADE E ELE MANDA UM ABRAÇÃO PARA O VASCO.
BEIJOS PARA OS 3

Atena disse...

Querida Isabel, sabes bem como também vos admiro e torço para que tudo corra pelo melhor connvosco. Tenho grande carinho por ti!
Sonhar tem sido um meio de realização de alguns objectivos. Acreditar e avançar... contando com os outros porque sozinhos não somos nada! Algumas pessoas fecham-nos as portas e os nossos sonhos caiem assim, por terra. Mas logo surgem outras, mais amigas e receptivas, que fazem toda a diferença! O nosso papel, é apenas nunca desitir, procurar, amar muito, e acreditar sempre! Às vezes há milagres!
Beijinho grande para voces

Atena disse...

AMIGA Silvia,
Sei e sinto a tua felicidade, por nós, assim como senti sempre a tua tristeza, nos momentos mais duros da vida. È a isto que se chama amizade, sabes... não precisamos estar sempre juntas, não precisamos de muitas palavras, são as acções, e o brilho dos olhos que falam, que nos mostram o que é sentir que temos alguem a lutar connosco! Foste sempre e és uma grande amiga... Não tenho pejo em dizer que és a maior amiga que temos. Pelo contrário Silvia, é com orgulho que digo que tenho como amiga, uma pessoa maravilhosa, uma grande mulher/mãe, um ser humano excepcional, que quer sempre esconder isso a todo o custo! Apenas quero estar sempre à altura dos teus tão grandes sentimentos amiga... mas uma coisa te digo, poderás contar comigo sempre, para sempre e para tudo! Não tenho muitas palavras para dizer-te o que tem sido bom poder contar contigio desde o inicio, desde o primeiro momento...
A noite romantica para os nossos meninos, temos que combinar)
Grande abraço e até breve

 
Web Statistics