domingo, 13 de fevereiro de 2011

PINTAR AUTISMO COM CHOCOLATE - RTP1


Pintar Autismo com Chocolate é um evento pensado pela escritora Ana Martins, mãe do Pedro - um jovem maravilhoso de 21 anos com Autismo - com o apoio da querida Paula Cascais, proprietária do restaurante Bem Me Quer, em Lisboa. Neste acolhedor espaço publico de Lisboa, somos recebidos com abraços e sorrisos sinceros, partilhamos histórias e vivências comuns, convivemos com outros pais, filhos e amigos que sempre aparecem, e deliciamo-nos com as magnificas iguarías da Paula. O ambiente não pode ser melhor! Sentimos-nos acarinhados, descontraídos. Os nossos filhos podem saltar, bater as mãos, fazer barulho, dizer patetices ou não dizer nada... Ali não existem olhares acusadores.
Chegada a hora, preparam-se as mesas onde os nossos artistas se sentam lado a lado para criar as suas obras. No lugar de tintas, chegam 3 taças com diferentes tons de chocolate líquido (branco, negro e de leite). Como complemento, é posta também na mesa, uma taça com pequenos smarties de mil cores, e em vez de pinceis, é com os dedos que se começam as criações. Num instante, o castanho predomina nas mãos, na roupa e nos narizes dos autores que livremente se vão expressando. Por ali entretanto, os pais conversam, relaxam, sentem a alegria de uma "normalidade" desejada, mas tão dificilmente conseguida. Por ali vão observando os seus filhos, que sendo bem aceites, acabam por (à sua maneira) interagir mais, brincar, criar... e de certeza que se sentem felizes.

Não foi uma estreia do Vasco, uma vez que já tinhamos estado no "Pintar Autismo c/Chocolate" anteriormente, mas com direito a Câmara de filmar e jornalista a fazer-lhe perguntas é que foi novidade!


(REPORTAGEM A PASSAR DIA 23/02/11 na RTP 1 da parte da tarde - programa Portugal no Coração).

9 comentários:

Fê blue bird disse...

Minha amiga:
Já tomei nota do dia e da hora, não posso perder esta maravilha!
Imagino a felicidade do Vasco, aliás vê-se pela carinha dele ;-)

Beijinhos aos dois

Em Busca de um Anjo disse...

Tb vou tentar ver!!!Vai ser no dia de aniversário do Nuno, espero nao esquecer!!!A outra não consegui ver... vou tentar agora na net!!
Beijocas

Unknown disse...

Que programa tão docinho!!!
Deve ter sido uma tarde muito bem passada, tanto para os pais como para os filhos, que iniciativa tão interessante, uma delícia!
O Vasco parece muito feliz.
Beijo

Sandra disse...

Adorou portanto duplamente: o chocolate e o microfone!

; )

Anónimo disse...

Não conhecia, mas parece-me uma iniciativa muito interessante. Espero poder ver a reportagem no dia 23. Já pus na agenda, vamos lá a ver se consigo.

Mina disse...

Grande reporter e lindo o Vasco!!!
Não posso perder...
bjinhos

Rosa dos Ventos disse...

Apesar de "estafado", "Todos Diferentes, Todos Iguais" aplica-se aqui plenamente!
Óptima iniciativa!

Carlota e a Turmalina disse...

Que inciativa maravilhosa! Parabéns à todos que participaram de tão animado encontro e que ele se repita por muitas e muitas vezes :o)

Sandra disse...

Importante depoimento... o "problema" ( não querendo minimizar a peça) é que o assunto dava pano para mangas compridas...

Acho mesmo é que o Vasco para além de chocolate e de microfones tmb gosta mt de fotografar, pois bem o vi de tlm sempre apontado a fazer fotografias.

Feliz participação!

 
Web Statistics