quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O SISTEMA


... Setembro. A escola está prestes a iniciar. Percebo saudade nos sentimentos do meu Vasco, e alegro-me com isso. É revelador do ambiente acolhedor que apenas os puros afectos, são capazes de proporcionar a uma criança. Comecei a prepara-lo para o incio da escola, e não tenho tido nenhuma dificuldade com ele; até me parece que está radiante com a ideia. Espera ele, encontrar a mesma sala, os mesmos colegas, as mesmas professoras e técnicas externas de apoio à unidade de ensino estruturado. Não lhe passa pela cabeça que alguma destas situações, possa vir a sofrer alteração. Na minha também não cabe esta ideia, mas sei que é possivel e é isso que todos os inicios de cada ano lectivo temo. Não é preciso ser especialista para entender que com estas crianças especiais as pessoas importam e MUITO, particularmente se o caminho se tem feito de sucesso e empatia.
Receio e a 12 dias do inicio escolar não sei se é cumprida a "regra do superior interesse da criança", com a manutenção de todos os componentes, nas mesmas circunstâncias, de modo a dar-se continuídade ao trabalho já feito.
Mais um ano, mais aprendizagens - assim o espero - não de forma ansiosa, mas bastante ciente de que estes anos são fundamentais para a sua vida futura. Aprenderá por certo, durante toda a sua vida, mas está comprovado que nas fases mais precoces destas crianças (ouvi de um médico, que até aos 8, 9 anos), o investimento terapeutico e educativo reveste-se de importância vital e pode fazer uma grande diferença na vida adulta. Nas minhas mãos está uma parte... procuro dar o meu melhor. Nas mãos da escola está a outra parte - talvez a outra metade de um puzzle que completa a possibilidade dele vir a ter uma vida o mais independente possivel. Não é pouca coisa! Acredito piamente nas mãos que apoiam o meu filho para esta missão - porque felizmente tal como eu, sei que dão o seu melhor a cada dia, mas o tempo é definitivamente este... agora - o Vasco fará 9 anos durante este ano lectivo, é preciso manter a mesma dedicação (desta não duvido) e as mesmas CONDIÇÕES - o sistema não deve minimizar esta questão, sob nenhum aspecto.
É que o tempo não pára e estas crianças não podem esperar pela suposta evolução de algumas mentalidades, nem podem ficar à mercê dos sistemas que funcionam mal ou das condições existentes que nem sequer chegam para todos, sob pena de se comprometer o seu futuro e o das suas familias. Preocupo-me imensamente com todas as crianças que esperam por melhor sorte, por melhores mãos... preocupo-me na certeza de que muitos adultos "diferentes", que vivem hoje em grande sofrimento e com vidas perfeitamente dependentes, tiveram também o "sistema" como "carrasco"... e questiono-me até quando haverão histórias assim? Bem sei, e é certo que as coisas evoluíram imensamente: os meios, a ciencia, as técnicas, a sociedade, a informação, a partilha... Mas atenção que mesmo assim, a nota é insuficiente porque persistem notícias de discriminação, negligência, de falta de ética e moral, de falhas enormes no sistema, (sempre o sistema)...

Na verdade, e por todas as histórias de vida que tenho vindo a conhecer nos ultimos anos, não há duvida que a diferença, a deficiência ou as necessidades especiais, não são ainda encaradas com o respeito e a seriedade que merecem. Enquanto existir uma só história destas, não posso sentir-me tranquila - obviamente, por força da minha experiência própria - mas também me custa a perceber, como podem outros sentir-se bem... Por exemplo, aqueles a quem a vida não premiou com nenhuma grande dificuldade deste género e que deveriam agradecer esse facto, apoiando quando há oportunidade, mas que ao invés se vão pondo sorrateiramente à margem, como se não fosse nada com eles, ignorando; ou pior quando passam ao ataque porque se sentem incomodados com a diferença... Mas sobretudo questiono-me, como podem sentir-se bem, aqueles que vão conduzindo o dito Sistema, com responsabilidades acrescidas, alimentando-o sempre do mesmo "cozido á portuguesa" que já enoja, enjoa e doí profundamente, nas familias que vão sendo vítimas dele!

5 comentários:

filipa disse...

sem comentarios, estou a ter uma crise de algo ke nao consigo expressar!!!!rrrrrrrrr

Rosa Carioca disse...

Como concordo com você... Será que algum dia, vão, REALMENTE, colocar os interesses das crianças em primeiro lugar? Como gostaria acreditar que sim...

Mina disse...

Esta coisa do sistema, baralha-me mesmo o sistema!...
Para tudo a culpa é do sistema, que não funciona, quem faz o sitema?!...
E mais quem o emprega, imagina que um simples certificado de matricula que é um proforme já feito onde é só colocar o nome do aluno e a turma eu que não estou no sistema, talvez o fizesse em 2 minutos já a exagerar com tempo de impressão...
Mas não leva uma semana, e ao fim dessa semana ainda não está, porquê?!...
Por causa do sistema!... Enfim já me estou a "passar" com este sistema a não funcionar...
Aqui se vê o sistema nas suas mínimas coisinhas.
E até fugi do teu tema...
Que esse o sistema não se lembre de alterar...
bjocas e boas reentré

Sandra disse...

Minha querida amiga ( permite-me que te trate assim) sinto este teu post como um quase "grito" de revolta quanto ao SISTEMA. Sinto nestas tuas palavras um inconformismo e uma revolta que penso ser comum a muitas pessoas (graças a Deus). Vivemos prisioneiros de um sistema criado por uma sociedade que nos impõe direitos e deveres com o objectivo de a manter livre de corrupção e integra. Falha tanta coisa... importante é, em minha opinião, humanizar o sistema, minorando as diferenças e contribuindo para uma sociedade com mais justiça (social).

Este sistema de que falas tão bem não permite que as escolas sejam aquilo que em primeiro lugar deviam ser: um espaço digno, sem diferenças de qualquer especie, que permita às crianças realizarem-se individualmente e socialmente. Este sistema torna escolas (pq imagino que os bons professores e auxiliares tmb o sintam) e crianças parte de uma máquina, torna-os "instrumentos" para a apresentação de números bonitos na comunicação social.

Como humanizar este sistema?
(Será por isso que as revoluções fazem sentido?)

Posto isto, desejo ao Vasquinho uma boa rentrée na escola com tudo o que ele deseja e merece.

Beijinho grd

Dulce Bregas disse...

Bolas,por vezes também me dá vontade de gritar bem alto aos ouvidos de certas pessoas...que ou pela impressora não estar a funcionar,já aquele documento leva 8 dias a ser-nos entregue.
Espero que o regresso à escolinha seja calmo e sereno,nós só esperamos como alterada a Educadora Especial,até me dói a barriga só de pensar nisso.
Pois a deste ano era o mais parecido com "a perfeita"...tão boa que foi destacada para o núcleo do autismo,onde o Francisco só irá quando for para o ciclo,e com as palavras dela talvez nem por lá passe,pois lá vão "parar"casos mais profundos,aos Asperger esperam outros caminhos...(que eu nem desconfio quais)..e pensando bem a fundo,ainda falta tanto!
A preparação vou fazê-la somente uns 3 dias antes,pois agora iria causar-lhe uma tremenda ansiedade devido aos seus 4 anitos.
O frio na barriga já o sinto,é-nos comum certo???
Beijinhos grandes!

 
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