quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SUBINDO DEGRAUS


- Atender cada vez melhor o telefone de casa;
- Lavar sózinho os dentes;
- Escrever e ler cada vez mais e melhor;
- Fazer contas de até 3 dígitos em máquina de calcular;
- Lavar a loiça;
- Jogar "Sonic" no computador (muito melhor que a mãe e o pai);
- Andar nos escoteiros;
... e tantas outras conquistas!!!

Eis algumas das conquistas deste meu grande heroi - o Vasco - que me fazem sonhar e ter momentos de felicidade dificeis de conseguir explicar!
Talvez tudo se torne mais claro, se vos disser que não há muitos anos atrás - (talvez há uns 5), ouvi da boca de uma conceituada médica especialista a seguinte frase:
"Ele poderá nunca vir a dizer uma palavra".

Podia e muitos há que não chegam efectivamente a subir esse degrau, mas na minha modesta opinião, não se deviam confrontar os pais com tal verídito antes do tempo!
Será que equacionam o impacto deste prognóstico nos pais? De que vale sobrecarregar-nos com esta sentença de quase "morte"? Que beneficios trás à criança e sua familia pensar que o pior pode acontecer, quando o futuro também pode vir a revelar-se melhor?
Perguntas, para as quais dispenso respostas. Não olho por muito tempo para trás... O nosso caminho é em frente, esperando sempre o melhor, consciente de que ser autista não é lá grande ponto de partida, numa sociedade ainda em desenvolvimento de mentalidades, com falta de recursos, de dinheiro e de vontades... mas se até aqui temos conseguido viver momentos felizes, porquê não acreditar que assim prosseguiremos? Percalços, sempre existem em todos os caminhos, importa não os vivermos antecipadamente, porque eles já pesam bastante quando chegam!

8 comentários:

Sandra disse...

Fico tão feliz por vocês! Pensem nos grandes e altos degraus que o Vasco tem vindo a subir na certeza de que subirá muitos mais com a vossa ajuda e dos amigos que vos rodeiam!

Boa grande Vasco! Beijinho

Atena disse...

Obrigada querida Sandra... Sim com a ajuda dos amigos que nos rodeiam e dos amigos como tu, sempre tão presente por aqui! Fazes-me feliz com a tua presença! Beijinho enorme p/voces
(Espero e desejo que esteja tudo a correr bem connvosco).

Anónimo disse...

É tão bom partilhar connosco os progressos e as vossas alegrias! Ainda muitas mais onde vir no percurso e por aqui espero estar para poder partilhar da vossa felicidade.

Rosa Carioca disse...

As palavras têm um peso enorme. Devia-se ter muito cuidado em usá-las...

su disse...

passo a passo, o vasco vai fazendo o seu caminho. com a ajuda da mãe, do pai e restante família [que me parece linda]...

este país está muito aquém dos progressos do pequeno [GRANDE] vasco. nunca entendi porque é que no parlamento, por exemplo, deputados insistem em chamar-se "autistas", uns aos outros. porque, ao que vejo, eles não merecem este elogio. jamais chegaram aos pés destas crianças, jamais.

falta de recursos... há, sim senhor. mas, em compensação, há amor aos molhos Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Atena disse...

Amigo Carlos, é com muito gosto e alegria que partilho estes meus bocadinhos de vida com voces... para mim é uma grande satisfação sentir o vosso interesse, a vossa presença, poder contar convosco. Grande abraço e obrigada

Atena disse...

Querida Rosa Carioca, as palavras têm muitíssimo peso, já por aqui faleí sobre elas. Mas o tempo, a esperança a insistência e o acreditar, por vezes têm ainda mais força, por isso mesmo estamos aqui e eu conto com grande alegria a subida destes degraus. Abraço e beijinho grande

Atena disse...

Querida caminhante,
Como sempre surpreendem-me a sabedoria das tuas palavras! Havendo amor e dedicação, quase não se sentem a falta de recursos. O caminho vai-se fazendo com a ajuda de todos e com a vossa também que tanta força nos dão com as vossas palavras.
(Quanto aos deputados, também não percebo porque o fazem... revela ignorancia, insensibilidade e falta de respeito, não consigo ver muito mais para além disto).
Grande beijinho

 
Web Statistics