sábado, 12 de dezembro de 2009

ESTRELA DE NATAL


Nunca tive especial jeito para artes manuais. Digo-o com a mais pura das sinceridades. Acho até, que mesmo que existam técnicas para disfarçar esta minha falta de jeito, as coisas não me saiem brilhantes, porque falta sempre aquele toque de "mágica" das pessoas que nasceram com uma espécie de "dom artístico"... e em abono da verdade, também me falta um bocadinho de paciencia para este tipo de artes.
Sei apreciar e valorizo imenso quem o faz,(especialmente dada a minha inabilidade), mas definitavamente compro sempre tudo feito.
Acontece que por vezes outros valores se levantam e somos obrigados a enfrentar o "monstro"...
Da escola do meu Vasco, entregaram aos pais uma estrela em cartolina, para enfeitar e escrever uma mensagem, ao nosso critério, claro. Ainda penseí se incumbia o pai desta tarefa, mas acheí-o tão ocupado com trabalho que não tive coragem. Depois decidi que tinha que pôr mãos à obra, mesmo sem jeito e sem a menor ideia sobre como o fazer.
Tranquilizou-me pensar que como já existe um pouco de tudo, deveríam haver imensas coisas fáceis de fazer e em estilo "estalar de dedos", a estrela ficaría um espetáculo. O que eu não queria mesmo era que a sua decoração ficasse mal no "retrato", mas nem sabia por onde começar.

Como em outras ocasiões da vida, tive uma ajuda preciosa... Um casal simplesmente 5 estrelas - donos de uma papelaria e loja de artes decorativas mesmo onde nós moramos. Apenas costumo ir lá comprar o jornal ou cigarros e conhecia-os portanto, sómente de vista, (e julgo que vice-versa).
Entreí, olheí para a parte dos materiais e artigos já feitos e expostos, como um Burro olha para um palácio, a coisa afinal não ia ser assim tão fácil... mas prontamente fui atendida e acabaram por fazer muito mais que isso!
A estrela brilha no quadro, porque a minha vontade de facto era muita, mas muito porque no meu caminho surgiram, perfeitamente impecáveis, a Srª Helena e esposo que tiveram a grande amabilidade e paciencia de me dar uma espécie de "curso" intensivo de uns 30 minutos na sua loja, que ainda para mais estava aberta e com clientes a entrar e sair.
Fica uma sensação tão agradável quando somos tratados assim... e fica a certeza de que esta atenção reflecte uma acção gratuita, perfeitamente desinteressada e amavél de pessoas com aquele carácter especial, de que eu tanto preciso e gosto, mas que vai havendo pouco.
MUITO OBRIGADA

10 comentários:

rosa disse...

Como sempre a vontade e quase tudo a tua estrela esta linda parabens no teu lar vai este ano ter o brilho da tua estrela um beijo.

Anónimo disse...

A estrela só podia ficar perfeita e com um brilho especial.
Porque quem a fez é uma mulher muito especial e que ilumina o coração de quem esta ao pé.
Uma beijoca
Miguel

Sandra disse...

Confesso que tmb não tenho jeito nenhum para estes trabalhos manuais... que sorte ter encontrado duas pessoas que tão gratuitamente a ajudaram.

A estrela simboliza a luz no mundo... e as estrelas de natal simbolizam os santos e os justos, que são como estrelas no céu.

Só poderia ficar tão bonita nessa parede a sua estrela... Há quem diga que foi uma estrela que guiou os reis magos com as oferendas até ao menino... que esta vossa estrela vos guie no caminho da felicidade.

Ninfa disse...

heee pa! sempre tiveste jeito para tudo o que quisesses fazer, e tenho a certeza que a fizeste com uma perna ás costas.bjs.

Unknown disse...

Pois,pois não tens jeito dizes tu... Está linda,não interessa como se faz,mas sim o amor e a dedicação com que se faz parabens!

Atena disse...

Olhando para os comentários nesta mensagem, que no fundo é tão simples, fecho os olhos e penso em cada uma de voces... E fico tão feliz e a sentir um previlégio enorme de as conhecer. às vezes falamos e conhecemos tanta gente, mas conhecer, privar e ter a amizade das melhores pessoas, é uma grande sorte e alegria. Devia agradecer isso todos os dias. Nem sempre o faço, porque sou "tonta" e perde-se tempo a pensar em coisas que nada valem.
Engraçado é que foi a estrela do Vasco que vos juntou a todas num comentário e me fez para para pensar: que sorte tenho em ter comigo pessoas tão "grandes".
P.S.: Querida Sandra, já sinto como se te conhecesse, mas havemos de nos conhecer mais de perto.
P.S.: Às minhas sempre presentes - Ninfa e Rosa - sangue do meu sangue, e muito mais que isso: um grito de força e uma palavra simples: adoro-vos... fazem-me tanta falta, que bom estarmos aqui uns para os outros.
P.S.:Silvia, uma amiga muito especial, um ser humano "grande", mesmo quando se esforça para mostrar que é apenas uma pessoa simples. Mas não és simples - Tens o dom da sensibilidade, da fraternidade pelos outros, és justa, recta, pura... uma amiga como poucas - minha e do meu filho...
P.S.: Ao meu "anónimo" Miguel, o meu grande amor, meu grande companheiro de vida, minha paixão, amigo, alma gémea, mesmo com as diferenças - opostos que se atraiem... Tu é que me iluminas, meu amor.

Anónimo disse...

Na vida, temos um longo caminho a percorrer.
Esse caminho, nem sempre é fácil ou linear.
Muitas vezes (a maior parte das vezes) difícil e sinuoso.
Por isso para o percorrermos, temos de procurar, escolher, aceitar, os apoios que se nos vão deparando e empurrando, ao longo desse nosso caminho.
Neste nosso acaso da vida, a gratidão foi recíproca! No fundo ficámos a saber que com a coragem que manifesta ter, nos mostrou, que nós NÃO a teríamos feito melhor! De certeza! Nós apenas vendemos materiais, e, a Atena transformou-os em beleza, pela estrela em si, e em muito AMOR por toda a sua dedicação.
Nós é que temos que agradecer o seu tempo e a sua disponibilidade para nos fazer soltar uma lágrima emotiva de felicidade!

P.S. - Gostei que tivesse passado pela loja com uma expressão tão feliz, por ter conseguido! (Tinhamos a certeza disso!)
Bjs
Lena e Zé Manel (Rabisco)

Sandra disse...

Hoje uma palavra para a Lena e o Zé Manel, da Rabisco: Têm razão... na vida temos um longo caminho a percorrer... e nem sempre é de piso fácil esse caminho... muitos obstáculos vamos encontrando, muitos e grandes "buracos"...e apesar de concordar com os dois, pois com qualquer material esta estrela ficaria linda por ter sido fruto de tanto amor e carinho... de qualquer forma é tão reconfortante ouvir (ler) falar da vossa ajuda e disponibilidade, principalmente num tempo em que cada vez mais o atendimento em qualquer comércio é cada vez mais indiferente... não importa quem vende ou quem compra, o importante é o "toca a andar".

Bem hajam... e feliz Natal!

Anónimo disse...

Considerando um "abuso" o aproveitamento do espaço da Atena, aproveito para agradecer as palavras da Sandra, em meu nome e do Zé Manel. Queria também desejar um feliz Natal a todos os que por aqui passam e aquilo que mais queria era que não fossemos SÓ boas pessoas nesta época! Precisamos uns dos outros o ano inteirinho! Beijos,
Lena

Isabel Santos disse...

Querida Atena
A tua estrela ficou linda,foi concerteza a estrela mais brilhante do Natal.
GRaças a deus que goje ainda encontramos algumas pessoas simpáticas que nos dão o seu conhecimento a troco de nada...Eu que me dedico ás artes manuais nunca tirei um curso e tudo o que faço é puro instinto e técnica que me vão ensinando nas lojas em que compro material e mais até vendem o meu artigo sem ganhar um tostão mais do que aquilo que eu peço.
O mundo ainda tem gente muito boa...
Sei que andamos na mesma luta,só não tenho a noção se já nos encontramos.
Nas nossas reuniões somos apresentadas,mas eu não consigo fixar as caras e ligar aos nomes.
Não sou aperfeição de avó que descreves mas tenho a noção que o João e a minha nora teem a sorte de ter ainda estes avós que mesmo fazendo das tripas coração,abrem sempre os braços para receber o neto.
Somos n´s que vamos ás 5ªs feiras com ele á natação,porque a mãe já sai mais cedo à 4ª para ir com ele appda.
Olha só peço a DEUS força e saude para lutar pelos nossos meninos.
Beijinhos
Isabel

 
Web Statistics