quarta-feira, 22 de julho de 2009

FAMILIA SOMOS TODOS NÓS


A nossa familia provém do sangue, de laços genéticos que nos prendem profundamente e nos ligam para sempre: é um facto indiscutível, e felizes os que a têm.
Contudo existem outros laços que nos ligam para sempre e que valem - a meu ver - incumensurávelmente mais... São os laços do amor, da amizade, da solidariedade, porque são estes que nos alimentam verdadeiramente e nos ajudam a viver... São normalmente actos perfeitamente gratuitos de seres como nós, que com ou sem a tal ligação tão profunda, dão muitas vezes um sentido e alento à nossa vida. Da familia espera-se sempre o melhor o que desvaloriza em certa medida os actos de amor e amizade que recebemos deles, porque é o normalmente esperado daqueles cujo sangue comum corre nas veias... mas muitas vezes somos defraudados nesta certeza de nos apoiarmos na familia; também o poderemos ser pelos os outros, é certo, mas dos outros nada é esperado.
E quando nada é esperado e tudo é recebido, a felicidade é infintamente mais sentida.
Por isso digo muitas vezes, devemos ser abertos à humanidade sem distinções, porque no fundo todos somos parte do mesmo. Dizem as sagradas escrituras - e têm razão - que nos devemos amar uns aos outros... percebi o sentido desta frase, não há muito tempo, por determinadas circunstâncias de vida. Percebi que se todos a entendessem e agissem em sincera síntonia com ela, o mundo seria muito melhor.

Sem comentários:

 
Web Statistics