sexta-feira, 24 de julho de 2009

OUTRAS VIDAS - I


Algumas realidades do mundo, vamos conhecendo (ao de leve) pela comunicação social - digo "ao de leve", porque creio que a sensação deve ser tremenda para quem acompanha ao vivo estas situações. Ainda assim, pela televisão, o impacto das imagens com que somos confrontados, é importante o suficiente para me deixar a pensar por alguns dias, e questionar tanta coisa que sempre damos por adquirida. Mas é preciso ver estas realidades com olhos de ver, tentar assimilar realmente o que se passa em algumas partes do nosso globo e "senti-las" efectivamente. Comigo, normal e naturalmente é assim... não sou muito desportiva nestas visões e nunca consigo ficar a par destas verdades, sem indignar-me, sem revoltar-me, entristecer-me... e sentir-me pequena, muito pequena! Por outro lado "envergonho-me" de saber que apenas me indigno, revolto, entristeço e nada mais faço... Agrava-se o sentimento quando verifico que existem pessoas com vidas seguras que têm por missão, dedicar-se aos outros e partir em busca daquilo que acreditam poder mudar um bocadinho. (Um grande bem haja para todos os missionários).
Isto, a propósito de uma reportagem que vi recentemente sobre outras vidas - no Quénia - dizia uma missionária - Ana Vasconcelos: que seria bem sucedida na sua missão a partir do momento em que salvasse 1 menina da mutilação sexual a que estão condenadas 90% das crianças do sexo feminino, naquele país. Fenomenal atentado dos direitos humanos, já reconhecido e punível no Quénia, mas que prossegue como prática, talvez por toda uma questão social e pela inacção dos poderosos! Emociona-me a falta de tudo a que, pessoas como eu estão sujeitas noutros locais do mundo em que vivo, e emociona-me a dedicação que os missionários prestam em prol de um mundo melhor. A verdade é que "grão a grão" o mundo podería melhorar um pouco, pelo menos para aqueles que estas missões conseguem apoiar... a verdade é que se prova, que é possivel ajudar, é possivel fazer alguma coisa. Com o conhecimento destas e de muitas outras situações inconcebíveis que se passam por este mundo fora, os meus pensamentos correm sempre muitíssimo mais rápidos que aquilo que consigo expressar aqui... a cabeça corre a mil à hora numa batería de ideias, que disparam em tantos sentidos, que me perturbam sempre sobremaneira. O que prejudica o mundo - (citação tão certeira de Luther King) - não é o "barulho" dos maus, mas sim o "silêncio" daqueles que se dizem bons. Fica a imagem porque "ela" fala bem mais que todas as palavras...

Sem comentários:

 
Web Statistics