sexta-feira, 16 de outubro de 2009

AMIGO ESPECIAL


O Vasco tem melhorado imenso as suas habilidades com as bolas de futebol! Sempre gostou de chutar, mas as regras e o objectivo do jogo eram conceitos que não dominava de todo, embora os seus remates sempre tivessem sido bastante "potentes"! Ele e a bola... ora chutando bem alto, ora em sentidos aleatórios ao seu gosto, normalmente para longe, acho que para ver-nos a correr atrás da bola.... e divertia-se com esta sua forma de jogar. Nós também gostavamos muito, porque isso era para nós o início de um treino, que a prazo o faria atingir o objectivo que desejavamos: que ele soubesse jogar efectivamente à bola com outros... esta é uma forma simples de socializar mas muito importante, sobretudo porque nos recreios das escolas é uma das actividades eleitas como preferidas pelas crianças.
Inicialmente, nós faziamos de parceiros de jogo,(mais o pai), tentando que aceitasse, e acima de tudo apreciasse, o jogo em si. ... Marcar golos na baliza, defender, chutar para o parceiro,tentar tirar a bola com o pé, enfim partilhar esse prazer disfrutando. Nunca desesperámos ou exigimos nada dele, gozávamos os momentos, com esperança que as coisas fossem naturalmente evoluír... acreditamos, pensamos positivo e não desistimos!
Ontem, passados talvez 2 anos nestes treinos, vi com muita alegria o meu "Cristiano Ronaldo" em acção, com um menino no campo de futebol, perto de nós. A alegria que senti foi tremenda mas calma... deu-me tempo para saborear... Eles pouco falavam porque o Vasco não é muito dádo a grandes conversas, e o menino era um menino de leste e falava pouco a nossa lingua.
Mas compreendeu instintivamente a lingua do Vasco... e eu comovi-me porque mais uma vez percebo que quando a alma das pessoas é grande, não são precisas grandes explicações... apenas se aceitam os outros. Este menino de leste ensinaría muitas pessoas a lidar com as diferenças de forma exemplar. A mim deu-me uma "estalada sem mãos" porque quando eu pensava que ele se ia aborrecer, porque o Vasco de início ainda falhava alguns pontos na partilha do jogo, ele respondeu-me que estava bem a jogar com o Vasco e que não era preciso eu ir para dentro do campo jogar com ele! E curiosamente, no decurso do jogo e com a insistência deste menino, o Vasco foi melhorando a "performance" substancialmente. Acho que coreí e deixei-os continuar o jogo, tentava apenas apanhar as bolas que por vezes - num chuto mais forte - saíam pelas redes. Ficámos alí uns 45 minutos e eu deliciava-me ver o Vasco a partilhar um jogo de futebol com um "amigo" que não se aborrecia com a sua forma menos perfeita de jogar... e ia inclusivé jogando cada vez melhor! Deliciava-me e apetecia-me falar com aquele menino, perceber onde aprendeu a ser assim... quem sabe eu podería ensinar outros meninos a serem amigos do Vasco daquela forma tão especial!

Claro que o meu Vasquinho continua a não ser um craque, mas já consegue perceber e partilhar um jogo por momentos com outro amigo... Espero que transporte este saber para outros jogos onde estejam outros meninos menos disponíveis para o ensinar. Nós vamos continuando a ser os seus parceiros "residentes" de jogo, porque o "trabalho" nunca pára, como a vida... enquanto houver vida.
Temos muitos degraus para subir e acreditamos sempre que é possivel... até porque nos dias em que "caímos" mais um pouco - porque não há muitos meninos como este de leste que conheci hoje - aparece-nos sempre um a mostrar desta forma tão firme e profunda, que é possivel, que até é tão simples e que vale a pena acreditar sempre!

Sem comentários:

 
Web Statistics