sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"I HAVE A DREAM"


Uma escola que persiga os nobres ideais da plena integração, com o verdadeiro empenho de todos, onde se faça uma descriminação positiva porque cada criança tem as suas especiais necessidades e as respostas não podem ser as mesmas. Uma escola que conte com o apoio aberto de todos os seus agentes, que promova o ensino das matérias, não esquecendo o ensino do respeito por todos e da solidariedade. Uma escola onde as crianças estão em primeiro lugar, onde a preocupação principal não se cinja aos conteúdos programáticos porque o futuro da humanidade, não reside apenas nas carreiras. Uma escola que acolha os pais e os chame a uma participação plena e verdadeira. Uma escola onde os pais também possam ver em cada professor um amigo, o respeitem e admirem o seu esforço. Uma escola que entenda que as crianças seguem modelos, sendo que o binómio escola/casa tem responsabilidades que devem ser assumidas e partilhadas em harmonia - nenhuma destas partes se pode emíscuir deste facto.

Comparo as crianças, a peças de barro que têm de ser trabalhadas pelos adultos no sentido de os ir ajudando a um crescimento intelectual, moral, e emocional que definirá a forma como a sociedade vai ser no futuro.
Hoje tenho uma postura crítica em relação à escola que tivemos no passado, porque o resultado dela está à vista e surge-nos todos os dias nas atitudes de grande parte das pessoas. Um resultado amargo que faz muito duro o quotidiano de tanta gente, porque sem duvida somos nós que nos prejudicamos uns aos outros... um resultado que nos coloca sempre na cauda da europa em questão de mentalidades. Dizem de nós Portugueses, que no geral somos atrasados... gostaría de poder contestar, mas não posso.

Mas eu tenho um sonho, um grande sonho ... o sonho de uma escola MESMO para todos, porque quando uma escola não consegue servir uma criança que seja, então é porque não consegue servir nenhuma com efectividade.
Eu tenho um sonho, só não sei se o caminho para lá, se está efectivamente a fazer ou se o ciclo se repete.

Sem comentários:

 
Web Statistics