domingo, 29 de novembro de 2009

Natal Adiantado


Aproxima-se o mês de Natal, mas há muito que se vêm os seus sinais por toda a parte. A meu ver, antecipação algo precoce, se considerarmos que o mês que lhe pertence é o mês de Dezembro. Este "adiantamento" assenta provavelmente em aspectos económico-comerciais e com a importância de ir embuíndo nas pessoas o tal espírito Natalício, que seduz, impelindo-nos mais cedo ao impulso de comprar. A ser esta uma verdade, valia mais, pôr as cartas na mesa e dizer que hoje em dia o Natal representa, principalmente uma desenfreada corrida ao consumo, desvalorizando-se outros principios que deveriam surgir em primeiro lugar.
No geral, dá-me ideia (e talvez possa estar errada), que os presenteados cada vez ligam menos aos presentes, porque são em excesso...
Os que os oferecem (não raras vezes), compram como um descarte de consciencia próprio apenas da obrigação de presentear, ou pensam no valor que o dito presente vá aparentar.
Salvo as excepções, o Natal começa em primeiro lugar a resumir-se a isto, surgindo então para planos mais secundários, outros aspectos:
SOLIDARIEDADE: Solidifica-se e cresce nesta época - pena que seja um BUMMM de Dezembro... ainda assim é sempre muito bem vinda e comove.
FAMILIA: As famílias juntam-se e convivem como se tivessem relacionamentos de amor perfeito, o que mesmo que só por 1 ou 2 dias, já me parece positivo. Outras há que nem nestes 2 ínfimos dias do ano, se podem sequer ver.
RELIGIÃO: Sempre controversa e muito subjectiva pelo que gosto pouco de comentar. Apenas uma nota para dizer que curiosamente, embora esta quadra seja antes de mais uma celebração religiosa, parece que grande parte das pessoas se esquece deste facto baseando a "festa" nas prendas e no comer à farta (isto quem ainda pode).
Mas o que mais me intriga no Natal, é a loucura que parece pairar no ar e invadir os comportamentos da generalidade das pessoas, que revelam por esta altura uma aceleração, ansiedade e nervosismo tão fora do normal, que quase me causa receio pensar que tenho que pôr um pé fora de casa. (Será que o subsídeo de Natal faz mal?)

De facto o ser humano está em constante mudança e isso reflecte-se em tudo, nomeadamente na forma como tem "evoluído" a celebração do nascimento de Cristo.

2 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Essa antecipaçao é estrategica.

Assim as pessoas vao consumir mais cedo....

É preciso inovação e chamar as pessoas a gastarem $

E o Natal é a epoca mais propicia a isso.

Ja temos uma competiçao entre a Popota e a Leopoldina...

Atena disse...

Boa noite Francisco,
É realmente estratégico, mas nem precisavam de tanta estratégia, porque gastar é o que mais se faz nos nossos dias... não me parece difícil - assim haja dinheiro.
Com todo o respeito para com as competições da popota e leopoldina, eu estou um bocado à margem disso, porque as minhas competições são outras.
Obrigado pela visita e comentário.

 
Web Statistics