segunda-feira, 2 de novembro de 2009

RESPONSABILIDADE SOCIAL


Transcrevo um artigo que li recentemente e que para mim tem um sentido tão importante quanto especial, porque as crianças que forem formadas hoje, serão os homens com quem o meu filho se relacionará amanhã, e a felicidade de todos depende de um futuro melhor, mais humano, mais solidário e responsável socialmente.

"È importante que as crianças e jovens cresçam com a consciência de que a responsabilidade social é fundamental para que possam crescer felizes, éticamente realizados e a ajudar quem mais precisa.
Os pais têm um papel fundamental nessa chamada de atenção para a responsabilidade social e para o que isso implica. Por isso não perca tempo e comece a agir neste âmbito. Converse com os seus filhos e expliques-lhes o que é a responsabilidade social, depois faça-os entender a importância de estarem envolvidos em acções que ajudem a manter o nosso planeta e os seus habitantes saudáveis. Incuta-lhes que é importante plantar àrvores, reciclar, ser solidário, voluntário, partilhar bens e tarefas, doar e estender a mão a quem mais precisa, pois só assim poderemos viver numa sociedade mais justa e com oportunidades para todos. E nunca se esqueça que o exemplo começa em casa, pois o seu filho tende a seguir os seus passos e a educação que lhe incute. Desperte nele outro tipo de responsabilidades e outras formas de ver o mundo. As pequenas acções podem fazer uma grande diferença!"
"Qual o papel das escolas? O dever das escolas e dos professores, não é somente proporcionar conhecimento, mas também formar cidadãos responsáveis e solidários que possam contribuír para o bem estar da sociedade. As escolas devem desenvolver acções que despertem os alunos para a responsabilidade social, como promover programas a envolver lares de terceira idade, orfanatos e instituíções de abrigo. Devem ainda incentivar à participação em campanhas contra a fome, pobreza, racismo, poluição, ou outras."

Uma ultima nota minha, relativamente a estas temáticas: Tenho a plena convicção que estas pequenas acções custaríam pouco a realizar tanto por pais como por professores nas escolas, e não me restam duvidas de que seria este o único caminho para um futuro melhor para todos... podemos optar por outros caminhos, porque a vida é um livre arbítrio, mas os resultados das práticas de hoje, reflectir-se-ão nas vidas dos nossos filhos amanhã.

Sem comentários:

 
Web Statistics