sexta-feira, 19 de março de 2010

PAI TODOS OS DIAS


O dia do pai do Vasco, foi ontem... foi anteontem... é hoje e são todos os dias, desde que ele nasceu!
Aprendi o que é ser pai, atraves do elo que liga o meu filho, àquele que por destino se cruzou no meu caminho, dando lugar ao milagre que é hoje, a nossa vida!
Ser pai do Vasco é uma presença constante, uma entrega total, e um amor igualmente incondicional, (como o da mãe)!
Ser pai é não ser mais, nem menos que mãe... é ser o outro pedaço que falta, é o pilar que sustenta, é a calma que tranquiliza nos momentos mais dificeis;
Ser pai - como o do Vasco - é ser grande, é ser amor, é ser todo ele um grande lutador,
um homem sem igual, um pai profundamente especial;
Ser pai - como o do Vasco - é sê-lo em todos os dias, em todas as horas, e a cada momento, nos bons e nos maus, é acreditar no Vasco para lá de todas as ciencias, por intuíção, e com uma fé de tal forma inabalável que supera todas as leituras e estudos que possam ser feitos sobre o que para muitos, é um enigma.
O pai do Vasco não pesquisa, não estuda, não lê muito sobre autismo... diz-me que prefere dedicar-se ao seu filho - a estudá-lo a ele, "analisá-lo", "pesquisar" o que ele lhe vai transmitindo, seguindo-o apenas para onde ele quiser leva-lo... Porque o Vasco é o Vasco, para lá do autismo e é ele que nos vai mostrando o caminho!
Ser pai - como o do Vasco - é ter a sua própria forma de intervenção - UNICA, porque (diz ele) o Vasco também é único!
E eu, no meu ser mãe, tenho aprendido com ele.
O Vasco não tem o dom da retórica nem da escrita e não irá dizer hoje ao pai de forma particularmente especial, o que sente por ele. O Vasco não terá hoje - (dia dos pais) - nada de muito diferente para lhe dar, não haverão grandes palavras nem um postal elaboradamente escrito... mas nem precisa, porque o mostrará no seu sorriso, na felicdade que o caracteriza, no orgulho com que diz "este pai é meu"... nos beijos e nos abraços... comuns a todos os dias!

8 comentários:

nedav disse...

Parabéns a ambos...São um exemplo, são PAIS!!!
Também eu ficarei sem palavras quando vos conhecer pessoalmente...Já fiquei quando estive com o Vasco...:)
Por enquanto limito-me a tentar, a lutar por um sonho partilhado por tantos amigos...por amigos como vocês...Muito obrigado!!!

Não desejo feliz dia do pai, pois tal como disse...dia do pai e da mãe são todos:)

Grande abraço

Nelson

Helga Piçarra disse...

Atena, estas palavras valem mais que mil poemas! Que bela dedicatória, ao pai e ao Vasco. Parabéns pelo lindo exemplo e que nunca lhes falte a força para continuar assim... unidos, hoje e todos os dias! Porque como disse e muito bem, dia do pai é sempre, desde que se é pai.

Um beijinho :)

Fê blue bird disse...

Está tudo dito, que mais posso acrescentar, a amiga tem tudo para ser Feliz!
Um marido que a apoia, um filho lindo, uma alma "rica".
Parabéns!
Um beijinho aos três.

EC disse...

Pelo que conheci do Vasco, hoje será mais um dia em que ele o tornará especial como o faz em todos os outros!!
Porque pelo que me dá a conhecer através da Cristina vocês são pais fantásticos! Cumplices, presentes. Aquele pedaço...Que nos torna seres tão diferentes e é isso a riqueza da diversidade! Obrigada aos três pela vossa existência!!

Anónimo disse...

DE MIGUEL
Aos meus amores (Atena & Vasco)
Neste dia dos pais sinto-me verdadeiramente babado, não só por ser dia do pai, mas por ter tido a sorte de ter um filho e uma esposa muito especias.
A vida é um caminho onde se vai aprendendo a cada momento. Não tenho dúvidas se eu não tivesse a sorte dos meus amor se terem cruzado (cada um da sua forma) no meu caminho, eu nunca teria tido uma vida tão rica como tenho.
O Vasco pela sua imensa imaculabilidade, tem me ensinado o que de bom pode existir numa pessoa especial. O Vasco ensinou-me a não dar importância as coisas banais dos nossos dias, que a sociedade de hoje tanto tenta alcançar.
O meu amor (Atena) essa mulher de guerra, mostrou-me que uma pessoa pode mover o mundo e que é possível ultrapassar dificuldade seja ela qual for.
Aos meus amores muito obrigado por me terem ajudado a ser uma pessoa melhor.
A todos os pais e mães de meninos especiais quero dizer-vos que me sinto orgulhoso de ser pai de um filho especial (o meu anjo e meu mestre) sem ele o caminho da descoberta da felicidade era muito mais longo.

Em Busca de um Anjo disse...

Para mim dia do pai ou da mãe e qd nós quisermos,é como o natal:), mas tb acho que não faz mal reforçar esses dias... Feliz dia do pai para todos os que já o são e tb para aqueles que o querem ser mas ainda não conseguiram... Eu própria espero um dia que este dia do pai (e o da mãe tb) tenha um outro brilho na minha vida...
Beijos

Mina disse...

Parabéns ao pai Miguel,por ser um pai presente todos os dias...
Por fazer com que o caminho se torne mais leve e suave na vida dessas duas pessoas que lhe são tão especiais...
Desculpe Cristina, mas hoje. Deveria ter sido ontem as honras são para o pai,(claro que não as honras são todos dias) que nos deixou aqui uma mensagem de afecto e relação profunda que não é facíl a um homem abrir assim o seu coração acredito que vocês operam milagres.
Bjocas para o vosso trio C.V.J

Atena disse...

Obrigada a todas/os... este "obrigada" soa-me a tão pouco amigas/o, mas não há mais nenhuma palavra que se possa usar como gratidão pelo vosso carinho.
Sinto que é meu dever sorrir sempre e aceitar tudo o que vida me tem dado, porque me dá coisas tão boas também! As menos boas, não posso valoriza-las porque me sinto sempre ingrata... (embora por vezes pesem em mim), mas Tudo faz parte da vida... Agradeço e tento a cada dia fazer por merecer o que tenho de bom, especialmente retornando com a bondade que me for possivel a quem esteja perto de mim - Aos outros... é assim que entendo devemos mostrar a gratidão. Mas tenho muitos defeitos e algumas vezes também falho.
Abraços,
Cristina

 
Web Statistics