segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CANSAÇO


Apetece-me escrever... talvez gritar um bocadinho, apetece-me desabafar, mas gosto muito mais de escrever sobre coisas alegres e bonitas! Penseí guardar a escrita para outro dia mais risonho, mas não podia ser hoje, e apetece-me escrever agora... De facto há dias dificeis de ultrapassar com sorrisos. Confesso que estou mesmo fraquinha. Todos temos dias assim, mas nós - pais de crianças Autistas ou com outra "dificuldade" - não podemos... não devemos! Há que ter grande dose de paciencia todos os dias para tudo o que a vida demanda ao comum mortal, mais aquilo que são as "particularidades" dos pais especiais: antes de tudo, tenho que ser forte e paciente para o meu menino, mas não só... temos de ter paciencia para a ignorancia suprema das pessoas que nos rodeiam, paciencia para esperar que efectivamente se cumpram com os direitos dos nossos meninos, paciencia para os olhares críticos dos outros nas ruas, paciencia para aguentar com calma o julgamento de quem nada entende de autismo mas que nos julga negativamente, paciencia para os amigos que cada vez são menos, paciencia para a familia tantas vezes ausente, mesmo quando perto!!! Muita, muita paciencia... e dada a exigente tarefa, temos dias em que nos sentimos completamente exaustos e sós, um pouco como que postos de lado e perguntamos - sou eu que me afasto para fugir dos "ataques" ou são as pessoas que nos "atacam" para verem se nós fugimos, porque o autismo as incomoda? Seja lá o que for, só posso estar assim hoje, amanhã voltareí aqui com uma nova apologia da coragem porque o caminho é àrduo, sinuoso e não se compadece com estas lamechices... Bola para a frente - nem sei muito bem como - porque esta vida não é brincadeira, temos muitas barreiras que ultrapassar, acho até que as temos todas para ultrapassar! O tempo passa e não nos dá uma folguinha... esse maroto do tempo também nos podia aliviar um pouco fazendo com que o crescimento dos nossos meninos não fosse tão rápido e tão impiedoso, exigindo cada vez mais de nós! Passa matemáticamente e não entende que as Instituíçoes precisam de tempo para irem criando recursos para eles. Passa muito rápido e não entende que as pessoas têm dificuldade em perceber as deficiencias as diferenças dos outros e precisam do seu tempo para isso. Passa muito rápido e passa ,muitas vezes por cima de nós... como hoje ... alguma coisa passou literalmente por cima de mim e tentou esmagar-me... Não conseguiu, mas quase, e por isso amanhã estareí melhor e embora pouco mude, tenho de mudar eu e começar a sorrir, mesmo que sem grandes motivos. Invento uma força grande a invadir-me e recarregar-me e inspiro-me no ar que respiro, no facto de estar viva, no azul do ceu e no verde das flores, para sentir-me feliz... como fazem e dizem os poetas.
Qualquer dia esta forma de recarregar-me já não chega e tereí de inventar outra. O que não posso é cair nunca... isso é que era bom, isso não é para nós!

2 comentários:

Sandra disse...

Pois... o cansaço apodera-se tantas vezes de nós... já dizia um escritor que aprecio muito "viver todos os dias cansa"... e como cansa... mas não é isso que a vai demover... de mudar amanhã e de sorrir... vai ver... coragem!! Bj

*Lisa_B* disse...

Querida amiga,
o meu ...o nosso cansaço não reside na maior parte dos casos e tempo nos meninos autistas mas sim e como muito bem disseste: reside nos outros que nos rodeiam, criticam, julgam sem terem nada nas mãos , julgam na sua triste ignorancia e ficam tão mais pobres...coitados tenho pena daquelas almas.
Os autistas são tão puros que fica complicado esperar que gente impura os compreenda e aceite. Cheguei à muito a esta conclusão pois o meu caminho já é mais longo o meu filho tem hoje 15 anos e meio.
Se eu pudesse desejar algo do tipo... pede um desejo seria este mesmo: abram as cabeças e mentes fechadas do povo português, tacanho e rápido a julgar aquilo de que é desconhecedor e condenar por consequência.
A caminhada continua...não há tempo para lamentações e tristezas bola pra frente lol que a estrada é longa.
Beijinhos

 
Web Statistics