segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sensibilização - Autismo

Uma das mais básicas entraves a uma boa inclusão de crianças com perturbações do espectro do Autismo na nossa sociedade, parece-me ser o desconhecimento. Receia-se o que se desconhece...
Opina-se erradamente sobre o que não se conhece e por norma, o desconhecido é evitado.
Precisamos aparecer, mostrar, divulgar, SENSIBILIZAR, para abrir caminhos.
Muitos, caminharão naturalmente connosco, outros virar-nos-ão a cara mesmo conhecendo - mas é nossa obrigação como pais, ir alargando horizontes, para criar oportunidades de escolha àqueles que andam ao nosso lado, mas não nos vêm.
Esta realidade existe e crescem o numero de crianças diagnosticadas como portadoras desta perturbação. Os Autistas não vivem noutro mundo - vivem no nosso - e têm realmente especiais necessidades, que urge colmatar. Para começar, bastaria talvez, que elas fossem mais amplamente conhecidas, compreendidas e seriamente consideradas.
Nesta perspectiva e na de ir adquirindo sempre o máximo de conhecimentos, assisto sempre que posso, a palestras, debates, workshops, onde este seja o tema, e divulgo.
No passado dia 01 de Julho, estivemos (eu e o pai), presentes numa palestra muito especial...
Um auditório cheio, uma organização exemplar e pessoas excepcionais.
Na tela, imagens de 6 crianças e suas actividades diárias... Uma delas era o meu menino - O Vasco.
Não consigo descrever o orgulho que senti e a alegria imensa pelo meu filho fazer parte daquele "filme" feliz - uma Unidade de Ensino Estruturado, provavelmente de excepção. Um recurso estatal, fruto do empenho e dedicação de quem todos os dias dá muito de si, num "trabalho" que sem duvida, AMAM! Não podereí agradecer-lhes nunca, a forma como tratam cada um destes meninos, não se escudando nas falhas do sistema. O sistema tem obviamente falhas, mas as coisas, muitas vezes resultam, quando a vontade é maior! O sistema são as pessoas... onde ele falha devemos melhora-lo!
Vários factores, tiveram e têm que se conjugar sempre, para que o caminho se vá fazendo - As crianças especiais "obrigam" à união de entendimentos conjuntos, entre várias entidades de uma comunidade para que seja possivel o sucesso da sua integração - Câmaras Municipais, Agrupamentos de escolas, Associações de Pais, técnicos externos, professores de ensino especial, professores de ensino regular, auxiliares de educação e pais - todos têm que convergir no mesmo sentido. Disso depende o bem estar presente e o futuro de tantas crianças e suas familias. Quando alguma destas "engrenagens" não funciona, tudo se complica e o final do "filme" não é certamente o mais feliz.
Por conseguinte, o caminho tem sido lento e longo... mas vai-se fazendo.
Desejo e espero cada vez mais ouvir e conhecer, histórias felizes. Desejo e espero cada vez menos ouvir de tantas mães, que o meu Vasco tem sorte... (o que subentendo como uma queixa da falta dela, para os seus filhos). Não é fácil ter a sorte nas mãos da vontade dos outros, quando os outros não tem grande vontade.

7 comentários:

Rosa Carioca disse...

Acredito que, se todos os componentes de todas as engrenagens, pensassem convictamente "aquela criança podia ser minha"... tudo funcionaria na perfeição.
Parabéns pelo Vasco e pela Força.

Mina disse...

Felizmente, já vai havendo mais momentos de divulgação e julgo um maior conhecimento por parte da comunidade, (embora ainda escasso).
O "bicho papão", autismo está-se a tornar visível e desmistificado.
E cabe a cada um de nós juntar as peças do puzzle.
Não passamos de algo profundo e assustador, para um quase nada. Temos noçao e aceitamos que os nossos filhos sejam diferentes, o que não significa piores...

Estou a ver a "baba" a espalhar-se nestes pais orgulhosos ao ver o seu rebento crescer e evoluir, e ser um exemplo para os outros. E precisamos destes exemplos (não é de fama) como alguns poderão pensar, mas de divulgação da causa e com uma amostragem ao vivo é mais facíl perceber e mostrar ao mundo a diferença com a sua dignidade, a diferença só existe na cabeça de quem a quer mantêr...
Parabéns e bjocas aos 3 CMV lool gostaram da sigla?... ehehehe

Fê blue bird disse...

Minha amiga:
Fico muito feliz por ver que a sua dedicação e amor está a dar frutos.
Parabéns por ser um exemplo de preserverança e força de vontade.
Parabéns também ao Vasco, o seu menino lindo.
Um beijinho grande

nedav disse...

Iniciativa excelente...Tanto Pais como Professores e Auxiliares devem estar orgulhosos...Parabéns

Unknown disse...

Tive tanta pena de não estar presente amiga.
Infelizmente não é possivel estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Deveriam existir muitas mais pessoas como tu na sociedade,como vês o caminho faz-se devagarinho mas a fila que levas contigo vai ficando mais longa.
Beijinhos e abraços aos três!

Atena disse...

Queridos amigos, tenho que vos dizer e afirmar que nada sou sem amigos como voces... JURO que tudo o que se tem passado à minha volta é resultado das pessoas maravilhosas que a vida colocou no meu caminho. Sózinhos não somos nada.
Abraço forte a todos

Sandra disse...

Mais um passo na vossa caminhada... pouco a pouco e devagarinho... e com pessoas assim fantásticas vai-se chegando lá... parabéns a todos pela iniciativa! E ao Vasco pelo papel tmb de divulgação que já vai tendo.

Um beijo grd para vcs

 
Web Statistics