terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SER SOLIDÁRIO É TÃO FÁCIL

Descobri hoje mais uma forma - e esta bem simples - de sermos solidários:)))
Muitos já saberão mas eu gostava que muitos mais soubessem, e fosse possivel fazer disso um acto mais usual nas nossas vidas. Afinal o que é que custa dar, nem que seja 1 Eurito? E se formos muitos a fazê-lo a dimensão da ajuda é ainda mais importante. A forma, é como pagar a luz ou o gás no multibanco, mas sabe muito melhor, porque somos nós a escolher o valor, o dia em que nos é possivel dar, ninguém precisa saber, e a todos compete fazer um mundo melhor. (Digo eu).
Ainda arranjareí forma de que na lista dos "usufrutuários" destes donativos simples de fazer, entrem outras instituíções - como por exemplo ligadas ao AUTISMO... precisamos tanto destes apoios, praticamente não temos nada e não estou a chorar-me é a realidade!!! É que na verdade sem dinheiro não se consegue muito, e há tanto por fazer... Seria mais um meio de buscar ajuda, e até acredito que haverá muito quem queira ajudar e não sabe como fazê-lo de uma forma prática e simplificada!
Bom, mas já estava a fugir ao que aqui me trás... sejam solidários pelo menos com estas causas que por agora estão à distância de uma ida a um multibanco, e com o nosso cartão escolher a opção "TRANSFERÊNCIAS" - "SER SOLIDÁRIO" - "ESCOLHER UMA DAS INSTITUÍÇÕES" - e "INTRODUZIR O VALOR", com que podemos contribuír. No fim podemos até pedir factura se tivermos o nosso nº. de contribuínte connosco.

Outras ajudas também fazem falta, e que dê quem possa dar: um bocadinho do seu tempo, a sua compreensão, o seu amor, uma mão amiga, o seu carinho, o seu trabalho, roupa, calçado, comida... mas o dinheiro faz sempre falta. Devemos pensar nas necessidades dos outros, como podendo a qualquer altura transformar-se numa nossa mesma necessidade. Ninguém tenha ilusões, porque a vida é um caminho incerto, e um mundo melhor será aquele que não vira as costas ao seu semelhante, como se os assuntos não lhe dissessem respeito, porque estão bem no momento.
É TÃO SIMPLES, sem códigos, nem numeros bancários, nem referências. Somos livres e podemos mesmo ter um papel concreto na evolução de um mundo melhor, de uma forma fácil.

9 comentários:

Maysha disse...

É verdade minha querida, ser solidário não custa nada e um eurito, como tu dizes, pode fazer a diferença, se muitos contibuirem.
Há tanta forma de ser solidário, é só querermos, faço voluntariado uma noite por semana numa instituição, e posso dizer-te que é gratificante, sinto-me feliz em puder ajudar.
Ninguem sabe o dia de amanhã, ninguem sabe se um dia não iremos precisar tambem de ajuda.
Deixo-te um beijo de luz e um carinho para o Vasco
Isa

Petit Leaves disse...

E é mesmo tão fácil... mesmo quando o dinheiro não chega. Bastam cinco minutos do nosso tempo para fazer feliz uma pessoa... se todos déssemos somente 5 minutos do nosso tão precioso tempo, a vida para certas pessoas seria tão mais colorida.

Um beijo carinhoso...

Fê blue bird disse...

A nossa solidariedade é o que resta afinal para tanta gente que só conta com a solidariedade do próximo, não podemos infelizmente contar com a ajuda de quem efectivamente poderia fazer a diferença.
Vivemos numa sociedade cada vez mais isolada e onde tudo é banalizado, mas felizmente cada vez mais encontramos pessoas e instituições que contra tudo e contra todos lá vão conseguindo ajudar quem realmente precisa.
Um beijinho

Mina disse...

A solidariedade, tornou-se num bem cada fez mais necessário, e como diz a Susana, basta ás vezes um pouco de tempo para dar aos outros, principalmente aos idosos que são pessoas que passaram a vida a dar e chegam a uma altura que precisam de receber. As palavras ainda não custam dinheiro e ás vezes basta ouvir.
E agora lembrei-me de uma engraçada, já deu para perceber que falo pelos "cotovelos" rsss
Numa paragem de autocarro enquanto esperavamos pelo dito (cerca de 30 minutos), estava uma srªa já com alguma idade, que durante esse espaço de tempo não se cansou de me contar a vida dela, e eu pouco mais fiz que ouvir e notei a satisfação dela em poder contar as suas agruras, naqueles 30 minutos. Acho que mais um bocadinho ainda iamos tomar um cházinho rsss
Não custa nada ajudar a combater esta solidão...
Os apelos e os pedidos são cada vez , mais e é difícil ás vezes mesmo um euro contribuir para todas as solicitações, e ficasse sempre com a sensação do tão pouco...
Mas vale mais pouco que nada...
bjocas

Em Busca de um Anjo disse...

pois é amiga às vezes não é dificil sermos solidários, mas por norma somos preguiçosos...
eu tenho um cartão que se chama mesmo cartão solidário.
Na altura que o fiz paguei 10€ mas tinha descontos em algumas lojas. Não o fiz por isso mas p contribuir com algum dinheiro.Sei que reverte a favor de algumas instituições. Ao fazer compras onde têm acordos, nós temos descontos e uma percentagem do valor reverte a favor dessas instituições...Procurem na net sobre o cartão solidário...é uma boa forma de contribuir...
Beijos

Anónimo disse...

Obrigado pela informação, esse cartão parece uma ideia muito gira! Também já sei de mais amigos que aderiram,bjs

Sandra disse...

Estive numa caixa multibanco e verifiquei como se faz esse procedimento...é tão fácil...difícil é escolher a instituição com quem se quer ser solidário... elas são tantas e todas precisam... por isso decidi cada mês dar uma pequenininha contribuição a cada uma... por ordem desde a primeira até à última... a quantia que decidi não me fará falta no orçamento familiar e junto de outros poderá fazer a diferença... obg Atena pela dica...bjs

Atena disse...

E olha Sandra, obrigada a ti também pela dica, porque eu fi-lo apenas a uma instituíção, nem pensando que poderia, de facto, fazer como tu dizes - todos os meses dar um bocadinho a uma diferente, que não será isso que nos fará diferença nas nossas contas. Não foi por mal, apenas não penseí tão "profundamente" como tu.
Vês como realmente aprendemos coisas fantásticas com pessoas fantásticas!
Beijinhos grandes...

Sandra disse...

Vivemos e aprendemos... como alguém algum dia tão sabiamente disse... e eu já aprendi tanto ctg... mesmo sem te conhecer...beijinhos

 
Web Statistics