segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

UMA ESPÉCIE DE ÍDOLO...


Em 20/10/2009, com o titulo, Outras vidas II - O Homem, faleí sobre a imensa admiração que tenho pelo Dr. Fernando Nobre.
É uma espécie de "idolo" que transporto na minha mente, que me enaltece o espírito, nos momentos em que a vida me faz sentir, uma ridícula idealista.
Sensibiliza-me o carácter de alguém que apesar do passar do tempo, não se deixa "corromper"... não se deixa levar na curva das ondas dos mares revoltosos, de uma sociedade doente.
Admiro a sua força, a sua tenacidade, a dedicação aos outros... a construção de um caminho sólido baseado apenas no melhor dos seus actos, que persistem, que se mantêm e ainda evoluem, ao longo de toda a sua vida, sem que ele desista, nem tão pouco pense muito nisso!
Admiro demais este ser humano, que me faz acreditar que por vezes numa só pessoa reside a diferença que muda muitas mentalidades! Faz-me pensar que afinal nem são precisas muitas almas destas, porque apenas uma, é geradora de imensas obras e motivadora de muitas outras que procuram seguir o mesmo caminho.
Penso nele como uma daquelas àrvores tipo plátano centenário, que resiste a todas as tempestades vigorosamente de pé! Acredito assim que o bem só pode ser criador de luz, resistencia e força...
Pergunto-me onde foi ele buscar a sua forma de ser? Respondo-me de imediato que provavelmente nasceu com ele... que provavelmente ele veio com uma missão e no seu carácter talham-se os caminhos que têm conduzido tantas vidas a resistir um pouco melhor.
Afinal, cada um de nós conta, por mais pequenos que nos possamos sentir, as nossas acções valem sempre, especialmente aquilo que dedicamos aos outros. Não é idealismo ridículo de uma mulher já com quase 38 anos, e que persiste em acreditar nos valores do amor, da fraternidade, da solidariedade... Não é idealismo porque mais pessoas há que seguem estes mesmos trilhos... mais pessoas há e bem maiores porque talvez mais fortes, nunca - nem por momentos duvidam - apelidando de ridículo o idealismo de ter esperança num mundo melhor...
Dele soube recentemente que será candidato a Presidente da Républica - e logo se levantaram muitas vozes... opiniões, muitas de reconhecimento e apoio, outras nem tanto - é isto que provoca um homem de valor - amor e ódio!
De mim obviamente contará com o voto e com toda a minha força de pensamento conspirando a seu favor. Não penso neste momento nos resultados eleitorais que daí advirão. Penso e sinto-me feliz, porque vamos ouvir por muito tempo as suas verdadeiras e belas palavras, os seus ensinamentos de humanismo... vamos, por força da campanha eleitoral que se anuncia, ouvir falar muito nele e ouvi-lo falar a ele... e a mim só isso já me trás esperança e paz. Se ganhásse, seria a grande demonstração de como o povo Português não está distraído, seria a maior manifestação de inteligencia que poderíamos mostrar a quem governa e preside... Se perder, terá sempre valido a pena, porque no seu tom, nos seus discursos, no olhar que o acompanha e nos temas que aborda, é o unico que refere o que realmente importa nesta vida - somos humanos e não podemos viver como máquinas, nem à parte deste nosso humanismo... A felicidade reside no desenvolvimento humanista das sociedades, não tenho quaisquer duvidas disso.

Sugiro o ultimo livro de sua autoría, com o titulo: HUMANIDADE - Despertar para a cidadania global e solidária. (Entenderão bem melhor aquilo a que me refiro).

8 comentários:

BEL disse...

O pouco que conheco deste grande homem chega-me para dizer que também terá o meu voto.
beijos

bel

Mina disse...

Sublinho e reitero todas as suas palavras...
Acima de tudo o SER HUMANO, que transborda das palavras dele e dos actos.
Alguém que para já merece todos os meus créditos, alguém que venha dar VIDA à politica e que torne humana, sem cariz partidário.
Que alías odeio a hipocrisia e a demagogia, que muitas vezes está politica, e não percebo, nem quero perceber de politica.
O que me importa é o Homem com H, que está por traz da pessoa, penso que poderá fazer um bom trabalho...
bjocas

Fê-blue bird disse...

Quando já não tínhamos esperança, aparece alguém que desperta em nós todos os sentimentos que tão bem descreveu minha amiga.
Será que ser honesto, solidário, correcto, é um sonho perdido!
Ou será que finalmente podemos construir um país onde a realização dos nossos sonhos se concretize!
Assim espero também!
Um beijinho confiante!

Sandra disse...

A politica desiludiu-me faz mt tempo... não exerço o meu direito e dever de voto faz mt tempo... e foi com grande espanto que recebi a noticia desta candidatura. Em 1º lugar perguntei-me o porquê dela... não entendi o objectivo deste tão GRANDE SENHOR... mas não é preciso mt para lá chegar... basta ouvi-lo ou lê-lo na sua página de campanha: "Portugal precisa de um Presidente que venha verdadeiramente da sociedade civil, que seja independente, que nada precise da política e que conheça bem o país e o mundo".

E ele fala em "acreditar em Portugal"... diz que é o candidato dos que, como eu, se desiludiram com a politica, fala em liberdade, justiça social, humanismo, ética e solidariedade... palavras ditas por todos os candidatos em campanha e esquecidas após o dia das eleições...

Por mim e pelos meus,Dr. Fernando Nobre, agradeço-lhe a coragem... e após tantos anos voltarei a votar em consciência e com tranquilidade. Bem haja.

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Partilho da mesma admiração pelo Dr. Fernando Nobre e pelo extraordinário trabalho que tem desenvolvido na AMI.
Isso, porém, não é suficiente para lhe confiar o meu voto de mão beijada. O que mais temo é que ele perca a sua áurea e com isso arraste a AMI. Receio que a sua candidatura tenha mais a perder, do que a ganhar e acredito que Cavaco Silva será o grande beneficiado com esta candidatura.

rosa disse...

Votarei em consciencia e com toda a esperança que e o que me resta, mas eu estou desiludida. Fernande nobre e a luz da esperança, a homens que não se vendem, são pocos,não vou comentar, nada sobre o Cavaco ficava mal disposta

Atena disse...

Olá Carlos Oliveira, agradeço o seu comentário e fico muito satisfeita em "vê-lo" por aqui...
Apareça sempre porque "precisamos" muito de amigos!
Quanto ao Dr. Fernando Nobre, entendo a sua visão mais profunda e concreta do panorama politico em que nos movemos, mas estivesse que candidato estivesse e numa altura em que parece se perderam tantos valores importantes, para mim é ele o homem que pode marcar uma diferença, porque efectivamente parece-me diferente. è um voto de esperança porque pode realmente agitar algumas consciencias... Não sei se as suficientes para ganhar, mas nesta altura creio que ninguem o sabe já muito bem.A mim chega-me o trabalho honesto que este homem tem desenvolvido na AMI para lhe dar o meu voto. (Aliás sobre o trabalho de anteriores presidentes é que por vezes não sei muito bem qual foi...(ou não me parece muito relevante).´Também não podemos esquecer que apesar dele ser mais reconhecido ao serviço da AMI, este é um homem com muitos outros créditos... não sei se já viu o "Curriculum" dele, o seu percurso, toda uma carreira e os imensos prémios quer em Portugal, quer fora de Portugal. Este é um homem do mundo e com uma visão imensa pela sua experiencia de vida.
Concordo consigo numa suposta divisão de votos à esquerda que beneficiaria mais Cavaco Silva, mas vamos ver que montanhas move este homem tão especial, numa altura em que o povo (maioria daqueles que votam) se sente já demasiado desacreditado dos mesmos de sempre... Tenho alguma fé e tenho o meu voto guardado para ele.
Grande abraço e até breve
Cristina

silvia disse...

Com a sua candidatura,o meio político e o país (que bem precisa) mudem para melhor!
Que uma das melhores figuras que temos por cá não mude para pior!!!

 
Web Statistics