segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

UMA ESPÉCIE DE ÍDOLO...


Em 20/10/2009, com o titulo, Outras vidas II - O Homem, faleí sobre a imensa admiração que tenho pelo Dr. Fernando Nobre.
É uma espécie de "idolo" que transporto na minha mente, que me enaltece o espírito, nos momentos em que a vida me faz sentir, uma ridícula idealista.
Sensibiliza-me o carácter de alguém que apesar do passar do tempo, não se deixa "corromper"... não se deixa levar na curva das ondas dos mares revoltosos, de uma sociedade doente.
Admiro a sua força, a sua tenacidade, a dedicação aos outros... a construção de um caminho sólido baseado apenas no melhor dos seus actos, que persistem, que se mantêm e ainda evoluem, ao longo de toda a sua vida, sem que ele desista, nem tão pouco pense muito nisso!
Admiro demais este ser humano, que me faz acreditar que por vezes numa só pessoa reside a diferença que muda muitas mentalidades! Faz-me pensar que afinal nem são precisas muitas almas destas, porque apenas uma, é geradora de imensas obras e motivadora de muitas outras que procuram seguir o mesmo caminho.
Penso nele como uma daquelas àrvores tipo plátano centenário, que resiste a todas as tempestades vigorosamente de pé! Acredito assim que o bem só pode ser criador de luz, resistencia e força...
Pergunto-me onde foi ele buscar a sua forma de ser? Respondo-me de imediato que provavelmente nasceu com ele... que provavelmente ele veio com uma missão e no seu carácter talham-se os caminhos que têm conduzido tantas vidas a resistir um pouco melhor.
Afinal, cada um de nós conta, por mais pequenos que nos possamos sentir, as nossas acções valem sempre, especialmente aquilo que dedicamos aos outros. Não é idealismo ridículo de uma mulher já com quase 38 anos, e que persiste em acreditar nos valores do amor, da fraternidade, da solidariedade... Não é idealismo porque mais pessoas há que seguem estes mesmos trilhos... mais pessoas há e bem maiores porque talvez mais fortes, nunca - nem por momentos duvidam - apelidando de ridículo o idealismo de ter esperança num mundo melhor...
Dele soube recentemente que será candidato a Presidente da Républica - e logo se levantaram muitas vozes... opiniões, muitas de reconhecimento e apoio, outras nem tanto - é isto que provoca um homem de valor - amor e ódio!
De mim obviamente contará com o voto e com toda a minha força de pensamento conspirando a seu favor. Não penso neste momento nos resultados eleitorais que daí advirão. Penso e sinto-me feliz, porque vamos ouvir por muito tempo as suas verdadeiras e belas palavras, os seus ensinamentos de humanismo... vamos, por força da campanha eleitoral que se anuncia, ouvir falar muito nele e ouvi-lo falar a ele... e a mim só isso já me trás esperança e paz. Se ganhásse, seria a grande demonstração de como o povo Português não está distraído, seria a maior manifestação de inteligencia que poderíamos mostrar a quem governa e preside... Se perder, terá sempre valido a pena, porque no seu tom, nos seus discursos, no olhar que o acompanha e nos temas que aborda, é o unico que refere o que realmente importa nesta vida - somos humanos e não podemos viver como máquinas, nem à parte deste nosso humanismo... A felicidade reside no desenvolvimento humanista das sociedades, não tenho quaisquer duvidas disso.

Sugiro o ultimo livro de sua autoría, com o titulo: HUMANIDADE - Despertar para a cidadania global e solidária. (Entenderão bem melhor aquilo a que me refiro).

8 comentários:

BEL disse...

O pouco que conheco deste grande homem chega-me para dizer que também terá o meu voto.
beijos

bel

Mina disse...

Sublinho e reitero todas as suas palavras...
Acima de tudo o SER HUMANO, que transborda das palavras dele e dos actos.
Alguém que para já merece todos os meus créditos, alguém que venha dar VIDA à politica e que torne humana, sem cariz partidário.
Que alías odeio a hipocrisia e a demagogia, que muitas vezes está politica, e não percebo, nem quero perceber de politica.
O que me importa é o Homem com H, que está por traz da pessoa, penso que poderá fazer um bom trabalho...
bjocas

Fê blue bird disse...

Quando já não tínhamos esperança, aparece alguém que desperta em nós todos os sentimentos que tão bem descreveu minha amiga.
Será que ser honesto, solidário, correcto, é um sonho perdido!
Ou será que finalmente podemos construir um país onde a realização dos nossos sonhos se concretize!
Assim espero também!
Um beijinho confiante!

Sandra disse...

A politica desiludiu-me faz mt tempo... não exerço o meu direito e dever de voto faz mt tempo... e foi com grande espanto que recebi a noticia desta candidatura. Em 1º lugar perguntei-me o porquê dela... não entendi o objectivo deste tão GRANDE SENHOR... mas não é preciso mt para lá chegar... basta ouvi-lo ou lê-lo na sua página de campanha: "Portugal precisa de um Presidente que venha verdadeiramente da sociedade civil, que seja independente, que nada precise da política e que conheça bem o país e o mundo".

E ele fala em "acreditar em Portugal"... diz que é o candidato dos que, como eu, se desiludiram com a politica, fala em liberdade, justiça social, humanismo, ética e solidariedade... palavras ditas por todos os candidatos em campanha e esquecidas após o dia das eleições...

Por mim e pelos meus,Dr. Fernando Nobre, agradeço-lhe a coragem... e após tantos anos voltarei a votar em consciência e com tranquilidade. Bem haja.

Anónimo disse...

Partilho da mesma admiração pelo Dr. Fernando Nobre e pelo extraordinário trabalho que tem desenvolvido na AMI.
Isso, porém, não é suficiente para lhe confiar o meu voto de mão beijada. O que mais temo é que ele perca a sua áurea e com isso arraste a AMI. Receio que a sua candidatura tenha mais a perder, do que a ganhar e acredito que Cavaco Silva será o grande beneficiado com esta candidatura.

rosa disse...

Votarei em consciencia e com toda a esperança que e o que me resta, mas eu estou desiludida. Fernande nobre e a luz da esperança, a homens que não se vendem, são pocos,não vou comentar, nada sobre o Cavaco ficava mal disposta

Atena disse...

Olá Carlos Oliveira, agradeço o seu comentário e fico muito satisfeita em "vê-lo" por aqui...
Apareça sempre porque "precisamos" muito de amigos!
Quanto ao Dr. Fernando Nobre, entendo a sua visão mais profunda e concreta do panorama politico em que nos movemos, mas estivesse que candidato estivesse e numa altura em que parece se perderam tantos valores importantes, para mim é ele o homem que pode marcar uma diferença, porque efectivamente parece-me diferente. è um voto de esperança porque pode realmente agitar algumas consciencias... Não sei se as suficientes para ganhar, mas nesta altura creio que ninguem o sabe já muito bem.A mim chega-me o trabalho honesto que este homem tem desenvolvido na AMI para lhe dar o meu voto. (Aliás sobre o trabalho de anteriores presidentes é que por vezes não sei muito bem qual foi...(ou não me parece muito relevante).´Também não podemos esquecer que apesar dele ser mais reconhecido ao serviço da AMI, este é um homem com muitos outros créditos... não sei se já viu o "Curriculum" dele, o seu percurso, toda uma carreira e os imensos prémios quer em Portugal, quer fora de Portugal. Este é um homem do mundo e com uma visão imensa pela sua experiencia de vida.
Concordo consigo numa suposta divisão de votos à esquerda que beneficiaria mais Cavaco Silva, mas vamos ver que montanhas move este homem tão especial, numa altura em que o povo (maioria daqueles que votam) se sente já demasiado desacreditado dos mesmos de sempre... Tenho alguma fé e tenho o meu voto guardado para ele.
Grande abraço e até breve
Cristina

Unknown disse...

Com a sua candidatura,o meio político e o país (que bem precisa) mudem para melhor!
Que uma das melhores figuras que temos por cá não mude para pior!!!

 
Web Statistics